sábado, 27 de junho de 2009

WEB 3.0 OBRIGA AGÊNCIAS DE RH, CONSULTORIAS, EMPRESAS E CANDIDATOS A USAREM A CRIATIVIDADE

Não é de hoje que as formas de busca de emprego mudaram. Também, não é para menos, com tantas agências de RH, Hunting, além de processos celetivos diferenciados etc. Até pouco tempo era moderno demais você ter seu currículo em um site dessas empregas de colocação e recolocação como a Catho, Empregos.com, Curriculum.com etc. Hoje não mais!

Era bem simples para as empresas que pagavam para ter acesso a um banco de dados, economizando com anúncios de jornais, e os processos de "cavucar" currículos por ai, uma vez que as pessoas que pagam esses serviços deveriam ter uma certa "estrutura economica e social" mais adequada. Também era mais fácil para o candidato que ficava como numa "vitrine" para essas empresas. Com o tempo, os profissionais da área encontraram uma chance de prestar serviços, além de currículos, faziam também o processo seletivo, ou seja, as primeiras entrevistas que peneiram os profissinais mais adequados ao cargo.

Ainda assim, o esquema de centralizar e trabalhar currículos e vagas a um preço, que vem crescendo a cada dia, não é mais diferencial para se arrumar um emprego, uma vez que a concorrência anda pengando pesado. Blogs e mais blogs, como este, vem com uma proposta de abrir espaço para as empresas divulgarem suas vagas e conquistarem currículos, sem custo para as mesmas. Sem contar os diversos sites gratuitos que apostam em não cobrar do candidato e sim da empresa, SE a vaga for fechada em seu banco de dados.

Tudo isso é puro efeito da explosão da comunicação entre empresa e candidato, que foi inevitável. A web 1.0, 2.0 deu pressão, e a web 3.0 estourou o acesso de milhões de pessoas a todo tipo de informação, inclusive as chances de empregos. A partir daí vieram blogs, linkedin, que criou uma rede de relacionamento de pessoas que trabalharam entre si e que se conectaram de alguma forma a determinadas empresas e/ou projetos etc. Hoje não é supresa para ninguém que está no twitter ver uma vaga lançada ou um dos site de emprego criarem um @twitter para divulgar seus serviços, conselhos e até vagas. Hoje recebi um convite do empregos.com.br para ser seguidora de seu twitter: @empregoscombr.

A Allis, uma grande agência de Recursos Humanos também aderiu à rede com uma proposta chamada "Indica - The Net Working" (http://www.indica.com.br/), que divulga suas vagas em seu mais novo site que promete não só divulgar e fechar vagas para as empresas, como dar possibilidades de emprego para candidatos, além de propor que os mesmos indiquem pessoas para suas vagas, e se estas forem fechados com os indicados, o canditato que indicou, chamado ïndicador", ganha bônus em reais para gastar no submarino, sua primeira empresa parceira. Os twitteiros recebem essas vagas, com os respectivos valores da mesma (bônus e salário).

A web 3.0 promete muito mais, uma vez que só agora as empresas estão olhando para esse universo que tem muito mais a oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário